LÚPULO BRASILEIRO

 

Em diversos momentos de nossa história tivemos iniciativa de plantação de lúpulo no Brasil.

A primeira e mais inusitada delas foi em 1.914 em Caxias/MA. Ousada porque é uma região de muito baixa latitude e sabemos que o lúpulo precisa de longos dias de sol, portanto uma região com alta latitude. Esse iniciativa foi logo descontinuada.

Imigrantes em diversos momentos tentaram introduzir a planta no país. Dessas tentativas, surgiu o que acreditamos ser a primeira variedade brasileira: a Brasilysjkis. Provavelmente originada de algum cruzamento de variedades polonesas.

Mais recentemente, vivenciamos o BOOM da cerveja artesanal no Brasil. Isso impulsionou diversos agricultores que tem paixão pelo nosso líquido dourado a iniciarem suas plantações.

Precisamos evoluir demais para nos consolidarmos na plantação de lúpulo. Precisamos primeiro de know-how, depois de máquinas apropriadas. Depois de nos consolidarmos na plantação, conseguiremos que empresários invistam em processamento de lúpulo para que, então, possamos ter um lúpulo peletizado.

Estamos longe de termos um mercado sólido de plantação de lúpulo. Mas acreditamos sim! Nossa paixão pela cerveja fará que esse sonho se torne realidade.