Tecnologia Cervejeira - Floripa

A Bräu Akademie está trazendo para Florianópolis o curso profissionalizante de Tecnologia Cervejeira. Serão 110 horas de aulas de produção cervejeira. As aulas de análises laboratoriais serão ministradas dentro do laboratório da Levteck.

Este é um curso profissionalizante que tem como objetivo capacitar o aluno em a trabalhar em diversas áreas dentro de uma cervejaria. Poderá iniciar sua carreira cervejeira ou levá-la a um novo estágio. A Bräu Akademie tem como filosofia desenvolver o raciocínio do cervejeiro para que não se prenda aos mitos que ouviu até agora e que possa tomar decisões fundamentadas em conhecimento e não em mitos cervejeiros.

 

Nosso diferencial é que o aluno elabora um TCC onde o tema é "abrindo uma cervejaria". Inicia com a elaboração de um Business Plan fazendo a viabilidade financeira, depois parte para abertura da empresa, MAPA, legislação, tributação, equipamentos, layout, análise de mercado, elaboração de receitas, marketing e vendas.

 

O profissional será apto a:

✓ trabalhar nas mais diversas áreas de uma cervejaria;

✓ montar sua cervejaria desde o planejamento fabril até o comercial;

✓ gerenciar uma cervejaria em todos os aspectos cervejeiros;

✓ tomar decisões sobre o processo cervejeiro;

✓ elaborar receitas e saber escolher os ingredientes;

✓ optimizar os ingredientes a fim de reduzir custo;

✓ analisar processos visando o aumento de rendimento tanto na brassagem quanto envase;

✓ identificar, prevenir e remediar os off flavours na cerveja;

✓ adotar as melhores práticas de higienização;

✓ avaliar as cervejas e melhorar sua qualidade;

✓ avaliar o melhor método de Filtração, Envase, Carbonatação e Pasteurização;

✓ analisar seu fermento e decidir pela melhor forma de reutilizá-lo.

✓ armazenar o fermento corretamente;

✓ contar células de levedura.

Pré-requisito:

 

✓ Segundo grau completo.

✓ 18 anos completos.

Programação:

Duração:

 

✓ De setembro a novembro/17 com carga horária de 112 horas. Realizados em finais de semana (sábado e domingo) das 9hs às 18hs. Serão 7 finais de semana.

Inclui:

 

✓ Apostila digital;

✓ Visita a cervejaria;

✓ Degustação de 22 off flavours;

✓ Certificado de conclusão para os aprovados;

✓ Coletânea de arquivos sobre produção de cerveja para download;

✓ Direito aos Benefícios Bräu Akademie

Turmas:

 

No máximo 30 pessoas visando melhor interação e aprendizado.

Avaliação:

 

Serão 2 avaliações:

✓ 1 prova escrita;

✓ 1 apresentação de TCC (tema: abrindo uma cervejaria);

 

Aluno que não consegui nota suficiente poderá fazer uma prova de recuperação de todo conteúdo do curso.

Local:

 

✓ Bar Bruxa do Bosque - Rua Doutor Agostinho Sielski, 67, loja 103 Centro Florianópolis/SC.

✓ As aulas práticas de análises laboratoriais serão dentro do laboratório da Levteck.

Investimento:

 

✓ Valor total = R$ 2.700,00.

 

Forma de pagamento:

 

Todos os cursos podem ser pagos em até 12 parcelas:

✓ As parcelas com vencimento antes do término do curso poderão ser SEM JUROS NO BOLETO.

✓ As parcelas com vencimento após o término do curso deverão ser NO CARTÃO DE CRÉDITO com juros de 2,99% am.

INSCRIÇÃO

PROFESSORES:

Gabriela Müller

 

Graduada em Farmácia pela Universidade de Caxias do Sul. Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Bioquímica e Pós-doutorado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Escola Superior de Cerveja e Malte/SC nos cursos de Pós-graduação em Tecnologia Cervejeira e Mestre Cervejeiro nas disciplinas de microbiologia e bioquímica aplicadas a cerveja, fermentos, análises laboratoriais e controle de qualidade microbiológico. Possui experiência nas áreas de fermentação alcoólica, genética de leveduras e microbiologia aplicada a produção de cervejas. Produz cerveja em casa desde 2011. É diretora técnico-científica da ACervA Catarinense. Proprietária da empresa de fermentos líquidos e kits para controle de qualidade Levteck Tecnologia Viva em Florianópolis/SC.

Rodolfo Rebelo

 

Graduado Mestre Malteiro e Mestre Cervejeiro pela Doemens Akademie em Munique Alemanha. Graduado Sommelier de cervejas pela Doemens Akademie em Munique – Alemanha.

Graduado em Engenharia Química, Universidade Regional de Blumenau - FURB. Mestrando em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Dissertação: Obtenção de malte flavorizando para produção de cerveja aromatizada.

Atuou na área de produção cervejeira no Grupo Petrópolis Unidade Teresópolis. Desenvolveu atividades de consultoria nas áreas de dimensionamento e implementação de novas cervejarias, formulação de receitas de cerveja, diagnóstico de produção e melhorias no processo. Teve como clientes: Bierland, Schornstein, Lindenbräu Berlim.

É professor da Escola Superior de Cerveja e Malte nos cursos de Mestre Cervejeiro, Pós Graduação em Tecnologia Cervejeira e Sommelier de Cervejas. Também leciona na área de alimentos da FURB Blumenau.

Em janeiro de 2.015 fundou a Malteria Blumenau onde desenvolveu os equipamentos fabris, as receitas dos maltes e gerencia a produção de maltes.

Ligia Marcondes

 

Química formada em Química pela UFRJ (2002-2007), Técnica em cervejaria pelo SENAI RJ (2008), Mestre Cervejeira pela World Brewing Academy (2012), Mestre em Ciências pela UFRRJ (2016).

Experiência profissional: AmBev (2007-2009): Foi admitida na empresa através do Programa de Talentos e fez treinamento por todas as áreas pertinentes à produção de cerveja por 6 meses. Em seguida, assumiu o cargo de supervisora de brassagem, onde pode desenvolver trabalhos de melhoria e gestão de índices. Foi responsável pela área de qualidade dentro da produção de cervejas.

Professora do SENAI Vassouras/RJ (2009-2017) - Instrutora especializada na área de bebidas com ênfase em cervejaria. Ministrou diversas disciplinas teóricas e práticas sobre produção de cervejas, especialmente para o curso Técnico em Cervejaria, entre elas moagem, mostura e fervura do mosto, além de fermentação e filtração de cervejas. Ministrou cursos no exterior em espanhol sobre produção de cervejas pelo SENAI para a cervejaria SABMiller.

Também é professora de Filtração da Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC.

Matheus Aredes

 

Formado mestre cervejeiro e mestre malteador pela VLB Berlim.

Trabalhou em 2 cervejarias alemãs: Brew Baker Berlim e Bayerischer Bahnhof Leipzig, cervejaria na qual é produzida a mundialmente famosa Leipziger Gose.

Se formou Mestre em Estilos e Avaliação Sensorial pela Siebel Chicago/EUA. Também cursou Fermentação Avançada e Práticas de Laboratório na White Labs em San Diego/EUA.

Cursou Harmonização com Cerveja e Como Montar sua Cervejaria na Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC.

Se tornou juiz pelo BJCP tendo experiência em julgamento e organização de concursos.

Trabalhou como cervejeiro na Cervejaria Dortmund em Serra Negra/SP.

Foi professor do curso  mestre cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte.  Lecionando Lúpulo e o módulo de Finalização (Filtração, Carbonatação, Envase e Estabilização).

Suas atividades atuais são: prestar consultorias a micro cervejarias, dar aula pela Bräu Akademie e desenvolver projetos na área de lúpulo.

Recentemente iniciou o estudo para criar um novo Modelo de Cálculo de Amargor, que é uma fórmula matemática onde estima o amargor da cerveja. Devido à importância do projeto, já participou de congressos internacionais onde palestrou ao lado de Stan Hieronymus (escritor do livro Hops), John Palmer (How to Brew), Charles Bamforth, John Mallett (livro Malte).

Fruto do estudo de amargor, iniciou o desenvolvimento do primeiro software cervejeiro nacional: BräuTek.