UM SONHO GELADO E REFRESCANTE

Matheus Aredes é formado em Administração de Empresas. Trabalhou por 13 anos como bancário. Começou então a fazer cerveja em casa.

Por amor ao hobby, escolheu sua nova profissão. Graduou-se mestre cervejeiro pela VLB Berlim, escola na qual tem como professor ‘papa cervejeiro’ Wolfgang Kunze e Paul Kohlbach criador do Kohlbach Index e em cujo laboratório foram isoladas as cepas da Fermentis S-04 e S-23.

Trabalhou em 2 cervejarias alemãs: Brew Baker Berlim e Bayerischer Bahnhof Leipzig, cervejaria na qual é produzida a mundialmente famosa Leipziger Gose fermentada com bactérias láticas e adição de sementes de coentro e sal de cozinha.

Retornando ao Brasil, fundou a Bräu Akademie com a finalidade de trazer o conhecimento adquirido e prover desenvolvimento ao mercado cervejeiro brasileiro.

Também trabalhou como cervejeiro na Cervejaria Dortmund em Serra Negra/SP.

É professor do curso  mestre cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte.  Leciona o módulo de Finalização (Filtração, Carbonatação, Envase e Estabilização) e Lúpulo.

Recentemente cursou: Harmonização com Cerveja e Como Montar sua Cervejaria na Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC.

Se tornou juiz pelo BJCP tendo experiência em julgamento e organização de concursos.

Suas atividades atuais são: prestar consultorias a micro cervejarias, dar aula pela Bräu Akademie e pela Escola Superior de Cerveja e Malte.

Recentemente iniciou o estudo para criar um novo Modelo de Cálculo de Amargor, que é uma fórmula matemática onde estima o amargor da cerveja. Devido ã importância do projeto, já participou de congresso internacional onde palestrou ao lado de Stan Hieronymus (escritor do livro Hops). Em agosto/2.018 irá apresentar o projeto no maior congresso técnico voltado a micro cervejarias do mundo em San Diego/EUA.

Fruto do estudo de amargor, iniciou o desenvolvimento do primeiro software cervejeiro nacional: BräuTek.

 

 

 

BRÄU AKADEMIE

Fundada em maio/2.014. O primeiro curso aconteceu em 30/ago/14.

Hoje são mais de 3.700 alunos formados; 15 professores; 2 funcionários; 9 consultorias entregues e outras 8 em andamento; 3 concursos nacionais realizados; desenvolvendo o primeiro software cervejeiro nacional; criando um novo Modelo de Cálculo de Amargor; resultado dessas pesquisas serão artigos e livros que serão escritos nos próximos anos. Estejam conosco.

PROFESSORES:

Ronaldo Rossi

 

Chef por profissão, nutricionista de formação e professor por vocação, consultor em gastronomia e cervejeiro desde sempre. Atualmente, Ronaldo é o Beer Sommelier com a mais larga experiência na área de gastronomia e cervejas no país. Garoto prodígio, começou a cozinhar muito bem aos 15, já ganhava dinheiro com comida aos 17, iniciou sua carreira fazendo eventos aos 19 e aos 21 chefiou a primeira cozinha. Aos 22 foi convidado pra ser consultor gastronômico e, desde então, é o que tem feito, juntado um pouco de tudo isso.

Atualmente além de aulas de culinária e consultoria para universidades, restaurantes, bares e similares, tem se dedicado à literatura sobre gastronomia e cerveja (já foram mais de 150 revistas e 16 livros sobre gastronomia e inúmeras publicações sobre cerveja), além de sido um dos professores titulares do curso de formação de Sommeliers de cerveja do Senac/Doemens e da Academia Barbante/Doemens.

Doug Merlo

 

Douglas Merlo blumenauense morou por 8 anos na Europa onde se formou como mixologista (Associação Italiana de Bartenders e Apoiadores) e Sommelier de Cervejas pela Italian Beertaster Association. Também formado como Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie e BJCP Certified. Professor no curso de Sommelier da Doemens, Escola Superior de Cerveja e Malte (Beermixology) e no SENAI em produção cervejeira. Participa como juiz de concursos nacionais e internacionais como C.I.B.A. (Itália), Brussels Beer Challenge (Bélgica), World Beer Cup (EUA) e Concurso Brasileiro de Cervejas (Brasil). Promove por todo o Brasil o Curso de Técnicas de Degustação e Cultura Cervejeira. Homebrewer a quase 10 anos ja teve cervejas premiadas em vários concursos.

Gustavo Miranda

 

Profissional com mais de 30 anos de experiência na área de bebidas e cervejaria, atuação em empresas de grande porte como Ambev, Schincariol, Cervejaria Petrópolis, Wow Nutrition (Grupo Brasfanta), Ecolab Química Ltda. Ocupou posições de diretor industrial, gerente industrial, gerente das divisões Food & Beverage, Water Care, gerente de Contas Corporativas, Engenharia, Suporte Técnico, Coordenador de Qualidade Total e Cervejeiro.

Mestre Cervejeiro Diplomado pela VLB – Berlin, Sommelier de Cervejas pelo SENAC/Doemens, MBA Executivo em Desempenho Empresarial pela Universidade Católica de Petrópolis, pós-graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro,  graduado em Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ.

Trabalhou no Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas (SENAI RJ) com serviços técnicos e de consultoria, no desenvolvimento de projetos para terceiros, na formação profissional de técnicos cervejeiros e nos cursos de qualificação para a indústria cervejeira e de bebidas em geral. Atualmente desenvolve trabalhos de treinamento e consultoria no mercado cervejeiro através de empresa individual e em parcerias com outras instituições.

Gabriela Müller

 

Graduada em Farmácia pela Universidade de Caxias do Sul. Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Bioquímica e Pós-doutorado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Escola Superior de Cerveja e Malte/SC nos cursos de Pós-graduação em Tecnologia Cervejeira e Mestre Cervejeiro nas disciplinas de microbiologia e bioquímica aplicadas a cerveja, fermentos, análises laboratoriais e controle de qualidade microbiológico. Possui experiência nas áreas de fermentação alcoólica, genética de leveduras e microbiologia aplicada a produção de cervejas. Produz cerveja em casa desde 2011. É diretora técnico-científica da ACervA Catarinense. Proprietária da empresa de fermentos líquidos e kits para controle de qualidade Levteck Tecnologia Viva em Florianópolis/SC.

Rodolfo Rebelo

 

Graduado Mestre Malteiro e Mestre Cervejeiro pela Doemens Akademie em Munique Alemanha. Graduado Sommelier de cervejas pela Doemens Akademie em Munique – Alemanha.

Graduado em Engenharia Química, Universidade Regional de Blumenau - FURB. Mestrando em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Dissertação: Obtenção de malte flavorizando para produção de cerveja aromatizada.

Atuou na área de produção cervejeira no Grupo Petrópolis Unidade Teresópolis. Desenvolveu atividades de consultoria nas áreas de dimensionamento e implementação de novas cervejarias, formulação de receitas de cerveja, diagnóstico de produção e melhorias no processo. Teve como clientes: Bierland, Schornstein, Lindenbräu Berlim.

É professor da Escola Superior de Cerveja e Malte nos cursos de Mestre Cervejeiro, Pós Graduação em Tecnologia Cervejeira e Sommelier de Cervejas. Também leciona na área de alimentos da FURB Blumenau.

Em janeiro de 2.015 fundou a Malteria Blumenau onde desenvolveu os equipamentos fabris, as receitas dos maltes e gerencia a produção de maltes.

Otto Paulo Zschoerper

 

Possui 30 anos de experiência no mercado cervejeiro nas áreas de produção, envase e, principalmente, maltaria.

Natural de São Bento do Sul (SC). Mestre Cervejeiro diplomado pela Universidade Técnica de Berlim (TU). Administrador formado pela Faculdade Luzwell (SP). Pós-Graduação em Gestão de Negócios pela BSP (SP). Iniciou a carreira na Cervejaria/Revenda do seu avô em São Bento do Sul onde trabalhou por 4 anos. Em 1979, iniciou como aprendiz de mestre cervejeiro na Brahma em Curitiba. Trabalhou em diversos cargos e funções em maltarias (produção de cevada e malte), cervejarias (processo produtivo e packaging) e como especialista de matérias-primas/processo cervejeiro no HQ em São Paulo e em Leuvem/Bélgica. Aposentou em 2010 com Diretor Regional de Maltarias / LAN / ABInBev.

Atualmente é consultor e professor.

Ligia Marcondes

 

Química formada em Química pela UFRJ (2002-2007), Técnica em cervejaria pelo SENAI RJ (2008), Mestre Cervejeira pela World Brewing Academy (2012), Mestre em Ciências pela UFRRJ (2016).

Experiência profissional: AmBev (2007-2009): Foi admitida na empresa através do Programa de Talentos e fez treinamento por todas as áreas pertinentes à produção de cerveja por 6 meses. Em seguida, assumiu o cargo de supervisora de brassagem, onde pode desenvolver trabalhos de melhoria e gestão de índices. Foi responsável pela área de qualidade dentro da produção de cervejas.

Professora do SENAI Vassouras/RJ (2009-2017) - Instrutora especializada na área de bebidas com ênfase em cervejaria. Ministrou diversas disciplinas teóricas e práticas sobre produção de cervejas, especialmente para o curso Técnico em Cervejaria, entre elas moagem, mostura e fervura do mosto, além de fermentação e filtração de cervejas. Ministrou cursos no exterior em espanhol sobre produção de cervejas pelo SENAI para a cervejaria SABMiller.

Também é professora de Filtração da Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC.

Chiara Barros

 

Engenheira Química graduada pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-graduada em Biotecnologia e Bioprocessos pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduada em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade de Pernambuco. Cervejeira Técnica pelo SENAI Vassouras com certificação Alemã pela Câmara de Indústria e Comércio da Baviera. Bier Sommelière pela ESCM/ Doemens Akademie.

Experiência de 13 anos na área de cervejas, 11 deles como Cervejeira em duas grandes indústrias (Ambev e Brasil Kirin) sendo responsável pelo processo produtivo de Cervejas, desde o recebimento da matéria-prima até o produto filtrado, envolvendo produção, gestão de qualidade e produtividade, bem como treinamento e desenvolvimento de pessoas. Professora de Tecnologia Cervejeira pelo SENAI Pernambuco. Professora e consultora no Instituto Ceres de Educação Cervejeira.

Leonardo Penna

 

Engenheiro de Alimentos graduado pela PUC/GO, Técnico de Cervejaria pelo SENAI Vassouras/RJ e Mestre Cervejeiro certificado pela VLB Berlim, com MBA em gestão industrial pela Fundação Getúlio Vargas em Sorocaba.

Atua desde 2004 na indústria cervejeira (Grupo Petrópolis)  com experiência na supervisão da área de processamento de cerveja, especialista de processos industriais e auditoria técnica da qualidade nas unidades fabris do grupo.

Participou do startup de unidades fabris de grande porte, desde a seleção e estruturação da equipe da área produtiva, exercendo interface com as áreas de engenharia civil, eletromecânica e equipes de montagem.

Atualmente é Gerente de processos e produção no Grupo Petrópolis, responsável pela cadeia produtiva desde o recebimento e armazenamento da matéria-prima, brassagem, adegas, filtração, incluindo ETA e ETE.

Fernanda Gabriela Fregonesi

 

Biomédica com dupla habilitação em microbiologia e patologia clínica.

Especializada em brewing microbiology pelo Siebel Institute

Mestra em biotecnologia agroindustrial pela Universidade Positivo.

Professora no curso de Gestão e tecnologia da cerveja pela Universidade Positivo.

Fundou a Yeast Facts em 2013 onde ministras cursos e dá consultorias. Hoje também é responsável pelo Controle de Qualidade da Cervejaria Dádiva.

Carlos Hauser

 

Experiência de 30 anos em indústrias do setor de bebidas: Antárctica, Baden Baden, Berggren, Hasen/Alemanha, Coca Cola/Alemanha, Döhler/Alemanha, AEB Bioquímica.

Especialização em Getränktechnik (engenharia de bebidas) pela Doemens, pós-graduado em Gestão Industrial pela FGV. Químico Industrial pela Universidade de Ribeirão Preto/SP.

Experiência em projetos de fábrica em indústrias de grande porte e micro cervejarias. Desenvolveu cervejas especiais e premium com premiação nacional e internacional.

Fundou a Beer Support onde hoje trabalha como consultor desde o plano de negócios até a implantação fabril.

Luiz Caropreso

 

Publicitário com especialização em Marketing, Consultor Gastronômico, Consultor Técnico e Co-Autor dos livros: O Grande Livro da Cerveja - Publifolha, Cerveja Caseira - Publifolha, Pasta - Melhoramentos, Sommelier de Cervejas, Sommelier de Vinhos e Especialista em Destilados. Lecionou nos cursos de Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie no SENAC e Academia Barbante. Autor da coluna "Caropreso com Cerveja" no site Revista Da Cerveja.

Jurado no Campeonato Brasileiro 2015 e no Mondial de Lá Biêre 2015.

Trabalhou na organização do Degusta Beer&Food 2014 e 2015 e no Mondial de Lá Biêre 2015.

Ícaro Sampaio

 

Engenheiro Civil pela UNICAMP Campinas. Começou a fazer cerveja em casa em 2.011. Se formou Sommelier de Cervejas pelo ICB. Formado mestre cervejeiro pela Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau SC. Hoje é cervejeiro da Cervejaria Bragantina em Bragança Paulista SP.

Anderson dos Santos Morais

 

Graduado em Engenharia de Alimentos, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química Universidade Federal de Uberlândia, Sommelier de cervejas pela Science of Beer, cervejeiro caseiro desde 2010, professor universitário nas áreas de tecnologias e processos de separação, consultor em indústrias de alimentos e cervejarias e fundador da Beer Brewery brewshop). Consultor em projetos e dimensionamento de equipamentos para indústria de alimentos e para micro cervejarias e em obtenção de registros, estabelecimento e produtos, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Fábio Guarino

 

Sócio proprietário da Cervejaria Maestria (bar, beertruck e distribuição em atacado), Beer Sommelier e cervejeiro há 12 anos. Tem sua própria produção cigana. Lançou o projeto #brassagemderua, Já formou mais de 250 alunos pela Bräu Akademie.

Matheus Aredes

 

Formado em Administração de Empresas. Graduou-se mestre cervejeiro pela VLB Berlim, trabalhou em 2 cervejarias alemãs: Brew Baker Berlim e Bayerischer Bahnhof Leipzig, cervejaria na qual é produzida a mundialmente famosa Leipziger Gose. Fundador a Bräu Akademie, Também trabalhou como cervejeiro na Cervejaria Dortmund em Serra Negra/SP.

É professor do curso de mestre cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte.  Leciona o módulo de Finalização (Filtração, Carbonatação, Envase e Estabilização) e Lúpulo.

Cursou Harmonização com Cerveja e Como Montar sua Cervejaria na Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC.

Suas atividades atuais são: prestar consultorias a micro cervejarias, dar aula pela Bräu Akademie e pela Escola Superior de Cerveja e Malte.

Recentemente iniciou a elaboração de um novo Modelo de Cálculo de Amargor. Devido ã importância do projeto, já participou de congresso internacional onde palestrou ao lado de Stan Hieronymus (escritor do livro Hops). Em agosto/2.018 irá apresentar o projeto no maior congresso técnico voltado a micro cervejarias do mundo em San Diego/EUA.

Fruto do estudo de amargor, iniciou o desenvolvimento do primeiro software cervejeiro nacional: BräuTek.

FUNCIONÁRIOS:

Sheila Pascon

 

Formada em Administração de Empresas, trabalhou no mercado financeiro por 20 anos. Deixou o meio corporativo em 2014 e começou a se interessar pelo mundo cervejeiro em 2013, participando de cursos cervejeiros e brassagens.

Desde 2.014, atua na Bräu Akademie sendo responsável pelo administrativo e financeiro.

Cassiano Roncoleta Fernandes

 

"Mestre CAS" é engenheiro de produção pela UNIVERSO PE. Se formou em Tecnologia Cervejeira pela Bräu Akademie.

Mais de 20 anos atuando como profissional da área de envasamento de bebidas em indústrias de grande porte como Ambev, Schincariol, Pepsi e CNBN.

Especialista em Refrigenanc (Refrigerantes, não alcoólicos e não carbonatados pela Universidade Ambev/SENAI Vassouras.

Cervejeiro artesanal desde 1986.

Atualmente responsável pelas áreas : Comercial, Marketing e Comunicação da Bräu Akademie.

Também é professor e consultor na CAS Academia.