SOMMELIER DE CERVEJA RECIFE Aos finais de semana

Capacitação:

 

Este é um curso profissionalizante que tem como objetivo capacitar o aluno em diversos temas relacionados a cerveja. Desta forma, podendo trabalhar em lojas, bares, restaurantes, importadoras de bebidas, cervejarias, concursos cervejeiros.

 

O profissional será apto a:

✓ reconhecer e analisar os diferentes estilos de cerveja;

✓ sugerir as cervejas  para cada perfil de consumidor;

✓ identificar off flavours na cerveja e reconhecer sua origem;

✓ elaborar harmonizações com diversos tipos de gastronomia;

✓ elaborar cartas de cervejas para as diversas finalidades e pontos de venda;

✓ promover eventos cervejeiros e de degustação;

✓ servir o cliente podendo atendê-lo de uma maneira completa;

✓ conhecer os ingredientes cervejeiros e saber o sabor que cada um contribui para a bebida;

✓ entender o processo produtivo da cerveja.

Pré-requisito:

 

✓ Segundo grau completo.

✓ 18 anos completos.

Cronograma:

Duração:

 

✓ Serão 100 horas de curso em 6 finais de semana. Realizados aos sábados e domingos. Serão 100 cervejas degustadas e 20 comidas.

Horário:

 

Em todos os dias, as aulas são ministradas das 9:00 às 18:00.

Inclui:

 

✓ 100 cervejas degustadas

✓ 20 comidas (petiscos, embutidos, sobremesas, queijos) em 2 dias de harmonizações de comida com cerveja

✓ Apostilas em forma digital

✓ Degustação de off flavours

✓ Certificado para os aprovados

✓ Coletânea de arquivos sobre produção de cerveja para download

✓ Direito aos Benefícios Bräu Akademie

Turmas:

 

No máximo 30 pessoas visando melhor interação e aprendizado.

Avaliações:

 

Serão 3 avaliações:

✓ Prova com questões objetivas e subjetivas

✓ Prova prática

✓ Trabalho

 

Aluno que não consegui nota suficiente poderá refazer apenas uma das avaliações com a finalidade de atingir a média de aprovação.

Local:

 

✓ Wyden/UniFBV - Rua Jean Emile Favre, 422 - Ipsep, Recife/PE.

Investimento:

 

✓ Inscrições antecipadas têm desconto.

✓ À vista no boleto tem desconto.

✓ Fazemos parcelamento no boleto e cartão conforme abaixo:

Cancelamento:

 

Sua inscrição pode ser feita a qualquer momento respeitando as regras:

✓ 15 ou mais dias antes do curso - devolução integral.

✓ Menos de 14 dias até o início do curso - será cobrado uma multa de 20% do valor do curso.

✓ Após início do curso - multa de 20% do valor do curso mais pró rata das aulas decorridas do início do curso até a data de cancelamento.

INSCRIÇÃO

PROFESSORES:

Ronaldo Rossi

 

Chef por profissão, nutricionista de formação e professor por vocação, consultor em gastronomia e cervejeiro desde sempre. Atualmente, Ronaldo é o Beer Sommelier com a mais larga experiência na área de gastronomia e cervejas no país. Garoto prodígio, começou a cozinhar muito bem aos 15, já ganhava dinheiro com comida aos 17, iniciou sua carreira fazendo eventos aos 19 e aos 21 chefiou a primeira cozinha. Aos 22 foi convidado pra ser consultor gastronômico e, desde então, é o que tem feito, juntado um pouco de tudo isso.

Atualmente além de aulas de culinária e consultoria para universidades, restaurantes, bares e similares, tem se dedicado à literatura sobre gastronomia e cerveja (já foram mais de 150 revistas e 16 livros sobre gastronomia e inúmeras publicações sobre cerveja), além de sido um dos professores titulares do curso de formação de Sommeliers de cerveja do Senac/Doemens e da Academia Barbante/Doemens.

Doug Merlo

 

Douglas Merlo blumenauense morou por 8 anos na Europa onde se formou como mixologista (Associação Italiana de Bartenders e Apoiadores) e Sommelier de Cervejas pela Italian Beertaster Association. Também formado como Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie e BJCP Certified. Professor no curso de Sommelier da Doemens, Escola Superior de Cerveja e Malte (Beermixology) e no SENAI em produção cervejeira. Participa como juiz de concursos nacionais e internacionais como C.I.B.A. (Itália), Brussels Beer Challenge (Bélgica), World Beer Cup (EUA) e Concurso Brasileiro de Cervejas (Brasil). Promove por todo o Brasil o Curso de Técnicas de Degustação e Cultura Cervejeira. Homebrewer a quase 10 anos ja teve cervejas premiadas em vários concursos.

Luiz Caropreso

 

Publicitário com especialização em Marketing, Consultor Gastronômico, Consultor Técnico e Co-Autor dos livros: O Grande Livro da Cerveja - Publifolha, Cerveja Caseira - Publifolha, Pasta - Melhoramentos, Sommelier de Cervejas, Sommelier de Vinhos e Especialista em Destilados. Lecionou nos cursos de Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie no SENAC e Academia Barbante. Autor da coluna "Caropreso com Cerveja" no site Revista Da Cerveja.

Jurado no Campeonato Brasileiro 2015 e no Mondial de Lá Biêre 2015.

Trabalhou na organização do Degusta Beer&Food 2014 e 2015 e no Mondial de Lá Biêre 2015.

Matheus Aredes

 

Formado em Administração de Empresas. Graduou-se mestre cervejeiro pela VLB Berlim, trabalhou em 2 cervejarias alemãs: Brew Baker Berlim e Bayerischer Bahnhof Leipzig, cervejaria na qual é produzida a mundialmente famosa Leipziger Gose. Fundador a Bräu Akademie, Também trabalhou como cervejeiro na Cervejaria Dortmund em Serra Negra/SP.

É professor do curso de mestre cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte.  Leciona o módulo de Finalização (Filtração, Carbonatação, Envase e Estabilização) e Lúpulo.

Cursou Harmonização com Cerveja e Como Montar sua Cervejaria na Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC.

Suas atividades atuais são: prestar consultorias a micro cervejarias, dar aula pela Bräu Akademie e pela Escola Superior de Cerveja e Malte.

Recentemente iniciou a elaboração de um novo Modelo de Cálculo de Amargor. Devido ã importância do projeto, já participou de congresso internacional onde palestrou ao lado de Stan Hieronymus (escritor do livro Hops). Em agosto/2.018 irá apresentar o projeto no maior congresso técnico voltado a micro cervejarias do mundo em San Diego/EUA.

Fruto do estudo de amargor, iniciou o desenvolvimento do primeiro software cervejeiro nacional: BräuTek.

INSCRIÇÃO