Elaboração de Receitas Teresina/PI

Programação:

 

1) ELABORAÇÃO DE RECEITAS

 

Básicos - água, malte, lúpulo e fermento. Sabores e características de cada um. O aluno irá ver os sabores de cada malte, o uso e quantidades mínimas e máximas.

Adjuntos - grãos não maltados (cevada, trigo, aveia, centeio, arroz, milho entre outros), açúcares e xaropes. Falamos da percentual de açúcar fermentável em cada um e sua importância; sabor residual que cada um gera; técnicas de uso; adaptação do processo de fabricação para seu uso.

Especiais - especiarias (coentro, casca de laranja, casca de limão, anis, woodruff, grãos do paraíso entre outros), frutas (abóbora, laranja, cereja, avelão, baunilha, cacau).

Cálculos Cervejeiros - também serão abordados os principais cálculos cervejeiros para que o aluno possa entender como os softwares funcionam,

Software - será feita uma receita, correção de água, ajuste de cor de malte e % de alfa ácido para que a receita saia sempre como esperada. Também mostraremos algumas imperfeições de cálculo de IBU e ABV e como corrigí-las.

Duração:

 

✓ 4 horas.

Investimento:

 

✓ À vista (boleto ou cartão) = R$ 80,00.

✓ Em 2X (boleto ou cartão) = R$ 100,00.

Datas:

 

✓ 18/jan/19 (das 8hs às 12hs)

Local:

 

✓ Cabaña del Primo - Rua Tabelião José Basílio, 1110 - Teresina/PI.

INSCRIÇÃO

PROFESSORES:

Matheus Aredes

 

Formado mestre cervejeiro e mestre malteador pela VLB Berlim.

Trabalhou em 2 cervejarias alemãs: Brew Baker Berlim e Bayerischer Bahnhof Leipzig, cervejaria na qual é produzida a mundialmente famosa Leipziger Gose.

Se formou Mestre em Estilos e Avaliação Sensorial pela Siebel Chicago/EUA. Também cursou Fermentação Avançada e Práticas de Laboratório na White Labs em San Diego/EUA.

Cursou Harmonização com Cerveja e Como Montar sua Cervejaria na Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC.

Se tornou juiz pelo BJCP tendo experiência em julgamento e organização de concursos.

Trabalhou como cervejeiro na Cervejaria Dortmund em Serra Negra/SP.

Foi professor do curso  mestre cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte.  Lecionando Lúpulo e o módulo de Finalização (Filtração, Carbonatação, Envase e Estabilização).

Suas atividades atuais são: prestar consultorias a micro cervejarias, dar aula pela Bräu Akademie e desenvolver projetos na área de lúpulo.

Recentemente iniciou o estudo para criar um novo Modelo de Cálculo de Amargor, que é uma fórmula matemática onde estima o amargor da cerveja. Devido à importância do projeto, já participou de congressos internacionais onde palestrou ao lado de Stan Hieronymus (escritor do livro Hops), John Palmer (How to Brew), Charles Bamforth, John Mallett (livro Malte).

Fruto do estudo de amargor, iniciou o desenvolvimento do primeiro software cervejeiro nacional: BräuTek.