gap_horizontal.png

Especialista em Estilos Cervejeiros

linha.jpg
70.png

 

O curso Especialista em Estilos da Bräu Akademie, vem para dar um passo além àqueles que desejam aprofundar-se nas escolas cervejeiras do mundo. O curso tem o objetivo de ampliar o conhecimento do Sommelier de Cervejas, produtores de cerveja e bebedores exigentes nos diversos estilos de cada escola cervejeira.

Além de ser uma grande imersão no universo das escolas cervejeiras, abordará a história da cerveja em cada um dos países que possuem significância mundial para produção, diferenças nos processos de cada escola, curiosidades e caracterização dos estilos da cerveja.

Os alunos além de, conhecer as características técnicas e sensoriais das 4 maiores escolas cervejeiras (alemã, inglesa, americana e belga) irão também conhecer as cervejas brasileiras, as escolas emergentes e tendências do mercado.

É esperado que o aluno ao final do curso seja capaz diferenciar tecnicamente cada estilo de cerveja e suas características.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO:

Em todas as escolas cervejeiras, serão abordados temas como história, características de produção, sua comtribuição e importância para o universo cervejeiro, caracterização dos estilos, peculiaridades e curiosidades.

 

✓ Escola Alemã 
✓ Escola Belga
✓ Escola Inglesa
✓ Escola Americana
✓ Cervejas no Brasil
✓ Mercados Emergentes
 

Cronograma:

EE.png

Inclui:

✓ 48 horas de curso com datas préviamente agendadas;

✓ Curso fica disponível para acesso por 6 meses;

✓ Apostilas e BJCP em formato digital;

✓ Certificado para os aprovados;

✓ Coletânea de arquivos sobre produção de cerveja para download.

✓ Direito aos descontos oferecidos por nossos parceiros.

 

 

Avaliações:

Os alunos serão submetidos a 2 avaliações:

✓ 1 prova escrita;

✓ 1 elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso).

Aluno que não consegui nota suficiente poderá fazer uma prova de recuperação de todo conteúdo do curso.

 

PROFESSORES DESTE CURSO

MATHEUS AREDES

Formado em Administração de Empresas, trabalhou por 13 anos como bancário. Começou então a fazer cerveja em casa, por amor ao hobby acabou escolhendo sua nova  profissão.

Graduou-se mestre cervejeiro e mestre malteador pela VLB Berlim, escola na qual tem como professor ‘papa cervejeiro’ Wolfgang Kunze e Paul Kohlbach criador do Kohlbach Index e em cujo laboratório foram isoladas as cepas da Fermentis S-04 e S-23. Trabalhou em 2 cervejarias alemãs: Brew Baker Berlim e Bayerischer Bahnhof Leipzig, cervejaria na qual é produzida a mundialmente famosa Leipziger Gose fermentada com bactérias láticas e adição de sementes de coentro e sal de cozinha. Se formou Mestre em Estilos e Avaliação Sensorial pela Siebel Chicago/EUA. Também cursou Fermentação Avançada e Práticas de Laboratório na White Labs em San Diego/EUA. Cursou Harmonização com Cerveja e Como Montar sua Cervejaria na Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC. Se tornou juiz pelo BJCP tendo experiência em julgamento e organização de concursos. Trabalhou como cervejeiro na Cervejaria Dortmund em Serra Negra/SP. Foi professor do curso  mestre cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte.  Lecionando Lúpulo e o módulo de Finalização (Filtração, Carbonatação, Envase e Estabilização).

Suas atividades atuais são: prestar consultorias a micro cervejarias, dar aula pela Bräu Akademie e desenvolver projetos na área de lúpulo. Recentemente iniciou o estudo para criar um novo Modelo de Cálculo de Amargor, que é uma fórmula matemática onde estima o amargor da cerveja. Devido à importância do projeto, já participou de congressos internacionais onde palestrou ao lado de Stan Hieronymus (escritor do livro Hops), John Palmer (How to Brew), Charles Bamforth, John Mallett (livro Malte). Fruto do estudo de amargor, iniciou o desenvolvimento do primeiro software cervejeiro nacional: BräuTek. Recebeu recentemente (2020) o título de comendador por seus serviços prestados ao mercado cervejeiro.

ronaldo-rossi-300.jpg

RONALDO ROSSI

Profissional com mais larga experiência em  Harmonização de Cervejas do Brasil. Escritor do livro Botecando e Harmonizando. Chef por profissão, nutricionista de formação e professor por vocação, consultor em gastronomia e cervejeiro desde sempre. Atualmente, Ronaldo é o Beer Sommelier com a mais larga experiência na área de gastronomia e cervejas no país. Garoto prodígio, começou a cozinhar muito bem aos 15, já ganhava dinheiro com comida aos 17, iniciou sua carreira fazendo eventos aos 19 e aos 21 chefiou a primeira cozinha. Aos 22 foi convidado pra ser consultor gastronômico e, desde então, é o que tem feito, juntado um pouco de tudo isso.

Atualmente além de aulas de culinária e consultoria para universidades, restaurantes, bares e similares, tem se dedicado à literatura sobre gastronomia e cerveja (já foram mais de 150 revistas e 16 livros sobre gastronomia e inúmeras publicações sobre cerveja), além de sido um dos professores titulares do curso de formação de Sommeliers de cerveja do Senac/Doemens e da Academia Barbante/Doemens.

RODOLFO REBELO

Graduado Mestre Malteiro e Mestre Cervejeiro pela Doemens Akademie em Munique Alemanha. Graduado Sommelier de cervejas pela Doemens Akademie em Munique – Alemanha.

Graduado em Engenharia Química, Universidade Regional de Blumenau - FURB. Mestrando em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Dissertação: Obtenção de malte flavorizando para produção de cerveja aromatizada.

Atuou na área de produção cervejeira no Grupo Petrópolis Unidade Teresópolis. Desenvolveu atividades de consultoria nas áreas de dimensionamento e implementação de novas cervejarias, formulação de receitas de cerveja, diagnóstico de produção e melhorias no processo. Teve como clientes: Bierland, Schornstein, Lindenbräu Berlim.

É professor da Escola Superior de Cerveja e Malte nos cursos de Mestre Cervejeiro, Pós Graduação em Tecnologia Cervejeira e Sommelier de Cervejas. Também leciona na área de alimentos da FURB Blumenau.

Em janeiro de 2.015 fundou a Malteria Blumenau onde desenvolveu os equipamentos fabris, as receitas dos maltes e gerencia a produção de maltes.

DOUG MERLO

Douglas Merlo blumenauense morou por 8 anos na Europa onde se formou como mixologista (Associação Italiana de Bartenders e Apoiadores) e Sommelier de Cervejas pela Italian Beertaster Association. Também formado como Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie e BJCP Certified. Professor no curso de Sommelier da Doemens, Escola Superior de Cerveja e Malte (Beermixology) e no SENAI em produção cervejeira. Participa como juiz de concursos nacionais e internacionais como C.I.B.A. (Itália), Brussels Beer Challenge (Bélgica), World Beer Cup (EUA) e Concurso Brasileiro de Cervejas (Brasil). Promove por todo o Brasil o Curso de Técnicas de Degustação e Cultura Cervejeira. Homebrewer a quase 10 anos ja teve cervejas premiadas em vários concursos.

 

Suporte:

✓ Grupos de Discussão - o aluno pode tirar suas dúvidas e compartilhar sua experiência.

✓ Se necessário, podem entrar em contato diretamente via email, skype ou telefone.

Inscrições e Investimento:

Este curso é realizado somente no formato presencial. ​​​​​​ Fazemos parcelamento no boleto e cartão conforme abaixo:

ESPECIALISTA EM ESTILOS.png

Cancelamento:

O cancelamento de sua inscrição pode ser feita a qualquer momento respeitando as regras:

✓ Antes do início do curso - será cobrado uma multa de 15% do valor do curso a título de impostos e custas administrativas.

✓ Após início do curso - multa de 15% do valor do curso mais pró rata das aulas decorridas do início do curso até a data de cancelamento.