gap_horizontal.png

Intermediário de Produção de Cervejas

linha.jpg
WhatsApp Image 2020-11-16 at 22.01.56.jpeg

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO:

INTRODUÇÃO

✓ História da Cerveja - Origem da cerveja, produção no Egito e Babilônia, popularização na Europa, Lei da Pureza Alemã, Cristianismo, técnicas de produção antigas, Mercado consumidor, Legislação Brasileira.

✓ Estilos - Instituições que classificam os estilos, história dos estilos, como produzir cada estilo e seus ingredientes principais. Escolas: belga, alemã, inglesa e americana.

✓ Degustação - sentidos humanos, como degustar, análise da cor, aroma, sabor, fisiologia dos sabores, sabores provenientes de cada ingrediente, escolha do copo.

 

INGREDIENTES

✓ Água - tipos de água, íons da água, dureza, Alcalinidade Residual, análise e tratamento da água.

✓ Malte e Malteação - o porquê da cevada, mercado produtor, variedades e suas características, micotoxinas, novas variedades, composição, fisiologia, casca, enzimas, amido, gelatinização, proteínas, demais compostos. Processo de Malteação: recebimento, limpeza, classificação, secagem, armazenamento, maceração, germinação, secagem, torrefação, reações de Maillard, como produzir, 2 métodos de produção caseira, cálculo da cor na cerveja, tipos disponíveis, especificações, extrato de malte, cálculo Eficiência e densidade.

✓ Lúpulo - o porquê do lúpulo, história, mercado produtor e consumidor e tendências, plantar, colher, processar, como plantar em casa, composição, variedades, avaliação sensorial, cohumulona, super lupulagem, IBU, isomerização, isomerização total, utilização, produtos, lúpulos de laboratório, 5 técnicas básicas, 9 técnicas avançadas, resumo técnicas, pellet X flor.

✓ Fermento - tipos, Ales, Lagers, bactérias, levedos selvagens, armazenamento.

✓ Adjuntos/Especiarias - quais são, aromas e sabores que dão, quando usar.

✓ Receitas - planejamento da receita, softwares disponíveis e porque usar.

 

PRODUÇÃO

✓ Moagem - princípio da moagem, tipos de moagem, moagem industrial x caseira, tamanho ideal dos grãos moídos, moagem ideal para otimizar o rendimento.

✓ Mosturação - objetivos a serem alcançado, fator de diluição de água, como agitar o mosto, temperatura, pH, amido no malte, gelatinização, viscosidade, rampas de temperatura, como atuam a alfa e beta amilases, resumo enzimas, como fazer uma cerveja mais doce, infusão simples, infusão múltipla, decocção, regra padrão de temperaturas e tempos, brassagem com adjuntos, extrato do processo, equipamentos.

✓ Clarificação - objetivos, influência do pH e temperatura, tipos de lavagem, quando parar de lavar para não comprometer a OG desejada, técnicas para fazer uma cerveja de alta OG.

✓ Fervura - objetivos da fervura, tempo necessário de fervura, isomerização dos alfa-ácidos, rendimento dos alfa-ácidos, como calcular o índice de amargor, DMS e sua eliminação, coagulação protéica, unidades e formas de medições, como calcular o rendimento da brassagem, como otimizar o whrilpool e resfriamento, aeração caseira.

✓ Fermentação - fisiologia da fermentação, fases da fermentação, reações químicas, como calcular a dosagem do fermento, consequências de underpitching e overpitching, grau de atenuação, floculação, técnicas para otimização de sabor e aroma, como acompanhar e controlar a fermentação, subprodutos e suas influências, alteração do ph, fermentação a altas temperaturas, fermentação sob pressão, off-flavours e sua eliminação.

✓ Maturação - qual objetivo, temperatura ideal e tempo necessário.

 

FINALIZAÇÃO

Após a cerveja estar pronta, ela pode receber um tratamento para dar melhor qualidade e prazo de validade para a bebida.

✓ Filtração - métodos de clarificação e filtração.

✓ Carbonatação - métodos de carbonatação.

✓ Envase - princípios de envase e aplicações.

✓ Estabilização - tipos de turbidez e de pasteurização.

 

Inclui:

✓ 1 ano de acesso aos vídeos;

✓ Apostila digital para download;

✓ Download coletânea de arquivos sobre produção de cerveja;

✓ Direito aos descontos oferecidos por nossos parceiros.

Suporte:

✓ Grupos de Discussão - o aluno pode tirar suas dúvidas e compartilhar sua experiência.

✓ Se necessário, podem entrar em contato diretamente via email, skype ou telefone.

Inscrições:

Escolha abaixo o modelo de curso que te interessa:

SOB DEMANDA

(13 horas de curso)

 

São cursos pensados para aquelas pessoas que tem muita vontade de fazer um curso, mas a agenda insiste em dizer que não há tempo! São compostos por aulas gravadas, ficam a disposição do aluno para que seja assistido no horário que lhe couber melhor.

 

 

INTERMEDIÁRIO SOB DEMANDA.png

Cancelamento:

O cancelamento de sua inscrição pode ser feita a qualquer momento respeitando as regras:

✓ Antes do início do curso.

✓ Antes de baixar o material didático.

PRESENCIAL

(18 horas de curso - contém módulos práticos)

 

Para aqueles que não abrem mão de um bom networking, este é o modelo ideal de curso. Contém todas as vantagens dos modelos acima, com um plus a mais! Neste modelo o aluno consegue fazer a revisão da prova e dos trabalhos, além de participar ao vivo de todas as aulas práticas.

 

INTERMEDIÁRIO PRESENCIAL.png

Cancelamento:

O cancelamento de sua inscrição pode ser feita a qualquer momento respeitando as regras:

✓ Antes do início do curso - será cobrado uma multa de 15% do valor do curso a título de impostos e custas administrativas.

✓ Após início do curso - multa de 15% do valor do curso mais pró rata das aulas decorridas do início do curso até a data de cancelamento.