juntos.png
organização.png

SOMANDO FORÇAS PARA SUPERAR A CRISE!

Em virtude dos acontecimentos que tomaram conta do Brasil e do mundo, diante de tantas pessoas que precisam de alguma solução para seguir a diante... NÃO FICAMOS PARADOS!!!

 

A Bräu Akademie e a ABRACERVA somaram forças com outros profissionais para ajudar o mercado cervejeiro a superar essa crise.

 

Para isso, foi organizado um congresso online e 100% gratuito, que aconteceu dos dias 03 a 06 de maio de 2021.

 

Foram abordados assuntos como: Gestão Financeira, Tributação, Marketing, Vendas, Eficiência, Controle de Perdas, Otimização de Processos.

 

O Congresso Força Cervejeira está disponivél na integra em nossa página do YouTube, abaixo os links para cada um dos dias:

 

03/05/21 - 1º dia Congresso Força Cervejeira

 

04/05/21 - 2º dia Congresso Força Cervejeira

 

05/05/21 - 3º dia Congresso Força Cervejeira

 

06/05/21 - 4º dia Congresso Força Cervejeira

 

 

Recebimento de Material:

 

Para receber o material preparado pelos palestrantes para o nosso congresso, por gentileza, preencha o formulário no botão abaixo. 

 

CRONOGRAMA:

03 de Maio 

3 de Maio.png

04 de Maio 

4 de Maio.png

05 de Maio 

5 de Maio.png

06 de Maio 

6 de Maio.png

PALESTRANTES CONFIRMADOS

MT GONGRESS.jpg
 Matheus Aredes

Formado em Administração de Empresas, trabalhou por 13 anos como bancário. Começou então a fazer cerveja em casa, por amor ao hobby acabou escolhendo sua nova  profissão.

Graduou-se mestre cervejeiro e mestre malteador pela VLB Berlim, escola na qual tem como professor ‘papa cervejeiro’ Wolfgang Kunze e Paul Kohlbach criador do Kohlbach Index e em cujo laboratório foram isoladas as cepas da Fermentis S-04 e S-23. Trabalhou em 2 cervejarias alemãs: Brew Baker Berlim e Bayerischer Bahnhof Leipzig, cervejaria na qual é produzida a mundialmente famosa Leipziger Gose fermentada com bactérias láticas e adição de sementes de coentro e sal de cozinha. Se formou Mestre em Estilos e Avaliação Sensorial pela Siebel Chicago/EUA. Também cursou Fermentação Avançada e Práticas de Laboratório na White Labs em San Diego/EUA. Cursou Harmonização com Cerveja e Como Montar sua Cervejaria na Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC. Se tornou juiz pelo BJCP tendo experiência em julgamento e organização de concursos. Trabalhou como cervejeiro na Cervejaria Dortmund em Serra Negra/SP. Foi professor do curso  mestre cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte.  Lecionando Lúpulo e o módulo de Finalização (Filtração, Carbonatação, Envase e Estabilização).

Suas atividades atuais são: prestar consultorias a micro cervejarias, dar aula pela Bräu Akademie e desenvolver projetos na área de lúpulo. Recentemente iniciou o estudo para criar um novo Modelo de Cálculo de Amargor, que é uma fórmula matemática onde estima o amargor da cerveja. Devido à importância do projeto, já participou de congressos internacionais onde palestrou ao lado de Stan Hieronymus (escritor do livro Hops), John Palmer (How to Brew), Charles Bamforth, John Mallett (livro Malte). Fruto do estudo de amargor, iniciou o desenvolvimento do primeiro software cervejeiro nacional: BräuTek. Recebeu recentemente (2020) o título de comendador por seus serviços prestados ao mercado cervejeiro.

Erica Barbosa.jpg
Érica Barbosa

Mestranda em Mídias Criativas na UFRJ, Pós-Graduada em Marketing e Design Digital pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Bacharel em Marketing, com formação executiva em Gestão da Inovação pela FGV, extensão em Jornalismo Gastronômico pela FACHA, Web Design pelo Senac e programa de Liderança do Harvard Business Review.
Sommelière formada na 1ª turma da Escola Superior de Cerveja e Malte / Doemens, Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja e Bartender pelo Senac, com formação complementar em Mixologia, Tecnologia em Processos Cervejeiros, Homebrewer, Avaliação de Flavors e Off-Flavors, Planejamento Estratégico de Cervejaria Cigana e Brewpub, Harmonização e Expedição Cervejeira pela Bélgica. Foi Supervisora de Marketing na maior distribuidora de cervejas artesanais do RJ, Gestora de Inbound Marketing no e-commerce The Beer Planet, consultora de negócios cervejeiros e coordenadora do Núcleo de Negócios na ABRACERVA (Associação Brasileira da Cerveja Artesanal). Participou do reality Eisenbahn Mestre Cervejeiro 10, veiculado no Multishow e TV Globo.
Acumula 10 anos de experiência em marketing, sendo mais de 6 dedicados exclusivamente ao ramo de cervejas artesanais. Em 2016 fundou o instituto Marketing Cervejeiro®, o primeiro instituto de ensino especializado em Comunicação, Estratégia e Inovação para Negócios Cervejeiros, onde criou os cursos pioneiros Marketing de Cerveja e Mixologia Cervejeira. A instituição é parceira da Academia da Cerveja, projeto de educação cervejeira da Ambev. Hoje também é professora universitária, docente nos cursos de Sommelier de Cervejas do Science of Beer e Instituto Ceres, palestrante, jurada d e concursos e colunista das revistas Cerveja de Todos os Jeitos (Clube do Malte) e Revista da Cerveja.

 

Jayro.jpg
Jayro P. Neto

Sommelier de cervejas e Mestre em Estilos pelo ICB - Instituto de Cerveja Brasil. Atual campeão do Concurso Brasileiro de Sommelier de Cerveja. Organizador de concursos da AcervA Paulista, Juiz Certified BJCP (Beer Judge Certification Program) com experiência em nacional e internacional em concursos de cerveja. Sommelier de charutos pela ABS-SP. Conselheiro Fiscal e tesoureiro da AbracervA. Engenheiro Civil - EESC/USP, com MBA em Gestão empresarial na FGV.

 

Beth Bronzeri.jpg
Beth Bronzeri

Advogada, Consultora Tributária há mais de 25 anos.
Especialista nas regras tributárias aplicáveis ao segmento cervejeiro. Artigos publicados em várias mídias cervejeiras.
Diretora responsável pelo Núcleo Tributário da Abracerva. 
Coautora da obra “Direito para o Mercado da Cerveja” Curitiba, PR; Editora Krater, 2020.

 

Rafael Chaim.jpg
Rafael Chaim

Consultor financeiro – socio fundador da Soma 3 Consultoria.
Formado em administração e especializado em finanças, atua há mais de 10 anos atuando na consultoria financeira e com mais de 100 empresas assistidas, trabalhando focado nas pequenas e médias empresas, auxiliando as empresas e empresários na profissionalização da gestão através dos números e processos, tornando as mais competitivas no mercado resultando em uma maior lucratividade.

 

chiara-crop-u37905.jpg
Chiara Barros

Engenheira Química graduada pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-graduada em Biotecnologia e Bioprocessos pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduada em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade de Pernambuco. Cervejeira Técnica pelo SENAI Vassouras com certificação Alemã pela Câmara de Indústria e Comércio da Baviera. Bier Sommelière pela ESCM/ Doemens Akademie.

Experiência de 13 anos na área de cervejas, 11 deles como Cervejeira em duas grandes indústrias (Ambev e Brasil Kirin) sendo responsável pelo processo produtivo de Cervejas, desde o recebimento da matéria-prima até o produto filtrado, envolvendo produção, gestão de qualidade e produtividade, bem como treinamento e desenvolvimento de pessoas. Professora de Tecnologia Cervejeira pelo SENAI Pernambuco. Professora e consultora no Instituto Ceres de Educação Cervejeira.

victor02.jpg
Victor Marinho

Sócio e cervejeiro da Cervejaria e Distribuidora Dádiva, é sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e Association de la Sommellerie Internationale (ASI), mestre em estilos, cervejeiro e especialista em Off-flavours pelo Instituto da Cerveja Brasil. Juiz BJCP (Beer Judge Certification Program) desde 2013, julgando os mais diversos concursos cervejeiros nacionais e internacionais e faz cerveja há mais de 11 anos. Já deu consultoria para diversas cervejarias e possui 105 medalhas em competições nacionais e internacionais, inclusive a melhor cerveja do Brasil em 2018 durante o Festival Brasileiro da Cerveja e 2x a melhor cervejaria do Brasil pelo RateBeer.

Cesar Peixoto.jpg
Cesar Peixoto

Prof Cesar Peixoto. Analista de Sistemas. Professor Universitário. Beer Expert pelo Science of Beer. Aperfeiçoamento de Produção de Cervejas Artesanais pela UFRRJ. Mestrando em Administração pela PUC-Rio. Homebrewer e apresentador do canal Sobre Cerveja com Prof Cesar Peixoto (Instagram e YouTube).

 

felipe_freitas.jpg
Felipe Freitas

Analista do mercado de cerveja e editor do portal Catalisi.
Engenheiro Químico com mestrado em Gestão da Inovação Tecnológica pela Escola de Química – UFRJ.
Experiência profissional dentro da indústria da cerveja e na análise de mercado de mercado e de cadeias de suprimento.
Sommelier de cervejas.

Bruno Lopes.jpg
Bruno Perez

Sênior Advisor em Marketing estratégico e Vendas há mais de 11 anos no mercado cervejeiro. Treinamento – consultoria – Assessoria especializada em alimentos e bebidas. 
Advogado, Sommelier de Cervejas, especialista em estilos e destilados. Técnico cervejeiro.
Novo projeto chamado Street Brew Tube, @stbrewtube (canal destinado ao mercado cervejeiro).

 

Filipe Bortolini.jpg
Filipe Bortolini

O instrutor do curso é Filipe Bortolini, sócio da @beerbusiness e da cervejaria cigana e brewpub @arnestobrewerycave. Filipe é Beer Sommelier pela Doemens Akademie/ESCM, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS, professor autor da disciplina de Mercado Cervejeiro da graduação em Produção Cervejeira da Unicesumar e autor do livro didático "Mercado Cervejeiro", publicado pela Unicesumar.

André de Polverel.jpeg
André de Polverel

Graduado em Administração de Empresas, possui MBA pela FGV em administração em saúde, tem mais de 19 anos de experiência em gestão de cooperativas. É gerente administrativo da COMERP (Cooperativa de Trabalho Médico de Ribeirão Preto) e representante da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Sandro Alves.jpeg
Sandro Alves

Consultor empresarial na área de negócios. Especialista em: gestão financeira para micro e pequena empresas, estruturação interna de processos, planejamento estratégico de prospeção e vendas. Mais de 25 anos de experiência na área comercial e mais de 15 anos atuando na assessoria financeira. Formação acadêmica em administração de empresas. MBA gestão comercial pela FGV. Palestrante e monstra treinamentos de vendas e liderança para varejo.

Rodrigo Louro.jpg
Rodrigo Louro

Biólogo, doutor em Bioquímica (USP), especialista em microbiologia para cervejarias (Siebel Institute), cervejeiro artesanal desde 2003 e Sommelier de Cervejas. Atua profissionalmente no mercado cervejeiro desde 2009 como cervejeiro-professor da Sinnatrah Cervejaria-Escola, no desenvolvimento de receitas (10 cervejas premiadas em concursos nacionais e internacionais), na implementação de programas de controle de qualidade e atualmente é o mestre-cervejeiro do Tank BrewPub.