Sobre Nós

O início

Imagem2
A Bräu Akademie nasceu do sonho do Nosso Mestre Cervejeiro de trabalhar com algo que efetivamente gostava. Matheus Aredes, proprietário da Bräu, nasceu em Monte Aprazível, uma pequena cidade no interior de São Paulo. Veio para capital para formar-se em administração.
Por 13 anos trabalhou em banco, porém não se sentia satisfeito com o que fazia. A primeira tentativa de mudança foi em 2004 quando quis arrendar uma pousada em Jericoacoara/CE. Ainda bem que não deu certo! Em 2006, tentou virar DJ, tocando em baladas e Raves seu Progressive House, bateu na trave mais uma vez…. Ainda bem que não deu certo de novo!

Finalmente em 2011, um amigo de um amigo que produzia cerveja abriu as portas do universo cervejeiro artesanal que, aí sim, fez os caminhos do Matheus tomarem outros rumos!

 

Determinado a aprender cada vez mais, começou sua produção na panela de alumínio de 20l como muitos de vocês, o nome da cerveja que fazia era Nevada, mesmo com os rótulos prontos e a cerveja deliciosa, não pode manter o nome pois já estava registrada para uma marca de água. Com a vontade aumentando a panela de 20l virou uma de 100l com direito a fermentador de 200l. Foi com o Oscar, amigo de velha data, que produziam no apartamento do Matheus com uma qualidade tão interessante que, ainda na produção caseira, a revista da Gol e o jornal Estadão publicaram matéria sobre eles.

 

Ainda como caseiro fez um fermentador de polipropileno com tubulação de gás por fora ligado a um compressor de gás com isolamento externo da serpentina para diminuir troca térmica. Já deixando claro que a ciência cervejeira corria em suas veias!

O Percurso

Paneleiro a um ano e meio, em janeiro de 2013 foi para Alemanha aprender a fabricar cerveja. Foram 6 meses estudando na VLB em Berlin e mais 4 meses trabalhando em 2 cervejarias.

sadasd

Voltando trocou o nome da cerveja de Nevada para Bräu Akademie e começou a vender, por algum tempo foi o que pagou as contas. Com uma cerveja de alto drinkability ganhando consumidores, os amigos começaram a demonstrar interesse pela produção cervejeira. Foi assim que a primeira turma em 30/08/2014 aconteceu!

Ainda de forma bastante caseira, com a televisão da sala de apoio para as aulas teóricas e a parte prática realizada na panela do Matheus, a Bräu Akademie foi vislumbrando uma nova possibilidade. A repercussão foi tão positiva que logo tivemos mais pedidos de curso, propiciando que a Bräu se tornasse finalmente escola.

Daqui pra Frente

4 anos depois, em 2018, com a escola já consolidada e os cursos rolando, Nosso Mestre Cervejeiro foi chamado para dar uma palestra no Congresso Internacional de Cervejas em San Diego ao lado de mestres como Charles Bamforth e John Palmer.  Aproveitando a ida aos USA foi para Chicago fazer um curso com Randy Mosher, um dos principais nomes da sommelieria e produção de cervejas. Formou-se Mestre em Estilos na Siebel (USA), estudando também com Ray Daniels.

A Bräu então decolou! Estamos hoje com mais de 10.000 alunos, 4 congressos internacionais, 45 consultorias, uma nova calculadora de amargor, um futuro software e o desenvolvimento de equipamentos para aprimorar a experiência do aluno nos cursos online ao vivo.

Com alguns anos de história bem vividos, em 2021 o Matheus recebeu o prêmio de Comendador pelos serviços prestados ao mercado cervejeiro. Somos só gratidão por todos aqueles que nos ajudaram a construir e fazem parte de nossa história que está só começando!

Um Pouco da Nossa Trajetória

Precisa de ajuda?