gap_horizontal.png

NOSSA EQUIPE

linha.jpg

NOSSO MESTRE CERVEJEIRO

004.png

UM SONHO CHAMADO CERVEJA

Nosso Mestre Cervejeiro é o Matheus Aredes!

Formado em Administração de Empresas, trabalhou por 13 anos como bancário. Começou então a fazer cerveja em casa, por amor ao hobby acabou escolhendo sua nova  profissão.

Graduou-se mestre cervejeiro e mestre malteador pela VLB Berlim, escola na qual tem como professor ‘papa cervejeiro’ Wolfgang Kunze e Paul Kohlbach criador do Kohlbach Index e em cujo laboratório foram isoladas as cepas da Fermentis S-04 e S-23. Trabalhou em 2 cervejarias alemãs: Brew Baker Berlim e Bayerischer Bahnhof Leipzig, cervejaria na qual é produzida a mundialmente famosa Leipziger Gose fermentada com bactérias láticas e adição de sementes de coentro e sal de cozinha. Se formou Mestre em Estilos e Avaliação Sensorial pela Siebel Chicago/EUA. Também cursou Fermentação Avançada e Práticas de Laboratório na White Labs em San Diego/EUA. Cursou Harmonização com Cerveja e Como Montar sua Cervejaria na Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC. Se tornou juiz pelo BJCP tendo experiência em julgamento e organização de concursos. Trabalhou como cervejeiro na Cervejaria Dortmund em Serra Negra/SP. Foi professor do curso  mestre cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte.  Lecionando Lúpulo e o módulo de Finalização (Filtração, Carbonatação, Envase e Estabilização).

Suas atividades atuais são: prestar consultorias a micro cervejarias, dar aula pela Bräu Akademie e desenvolver projetos na área de lúpulo. Recentemente iniciou o estudo para criar um novo Modelo de Cálculo de Amargor, que é uma fórmula matemática onde estima o amargor da cerveja. Devido à importância do projeto, já participou de congressos internacionais onde palestrou ao lado de Stan Hieronymus (escritor do livro Hops), John Palmer (How to Brew), Charles Bamforth, John Mallett (livro Malte). Fruto do estudo de amargor, iniciou o desenvolvimento do primeiro software cervejeiro nacional: BräuTek. Recebeu recentemente (2020) o título de comendador por seus serviços prestados ao mercado cervejeiro.

NOSSOS PROFESSORES

gap_horizontal.png

RODOLFO REBELO

rodolfo.jpg
gap_vertical.png

Graduado Mestre Malteiro e Mestre Cervejeiro pela Doemens Akademie em Munique Alemanha. Graduado Sommelier de cervejas pela Doemens Akademie em Munique – Alemanha.

Graduado em Engenharia Química, Universidade Regional de Blumenau - FURB. Mestrando em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Dissertação: Obtenção de malte flavorizando para produção de cerveja aromatizada.

Atuou na área de produção cervejeira no Grupo Petrópolis Unidade Teresópolis. Desenvolveu atividades de consultoria nas áreas de dimensionamento e implementação de novas cervejarias, formulação de receitas de cerveja, diagnóstico de produção e melhorias no processo. Teve como clientes: Bierland, Schornstein, Lindenbräu Berlim.

É professor da Escola Superior de Cerveja e Malte nos cursos de Mestre Cervejeiro, Pós Graduação em Tecnologia Cervejeira e Sommelier de Cervejas. Também leciona na área de alimentos da FURB Blumenau.

Em janeiro de 2.015 fundou a Malteria Blumenau onde desenvolveu os equipamentos fabris, as receitas dos maltes e gerencia a produção de maltes.

gap_horizontal.png

GABRIELA MÜLLER

Gabriela Muller 3.png
gap_vertical.png

Graduada em Farmácia pela Universidade de Caxias do Sul. Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Bioquímica e Pós-doutorado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência nas áreas de fermentação alcoólica, genética de leveduras e microbiologia aplicada a produção de cervejas. Produz cerveja em casa desde 2011. Proprietária da empresa de fermentos líquidos e kits para controle de qualidade Levteck Tecnologia Viva em Florianópolis/SC.

 

gap_horizontal.png

GUSTAVO MIRANDA

gustavo menor.jpg
gap_vertical.png

Profissional com mais de 30 anos de experiência na área de bebidas e cervejaria, atuação em empresas de grande porte como Ambev, Schincariol, Cervejaria Petrópolis, Wow Nutrition (Grupo Brasfanta), Ecolab Química Ltda. Ocupou posições de diretor industrial, gerente industrial, gerente das divisões Food & Beverage, Water Care, gerente de Contas Corporativas, Engenharia, Suporte Técnico, Coordenador de Qualidade Total e Cervejeiro.

Mestre Cervejeiro Diplomado pela VLB – Berlin, Sommelier de Cervejas pelo SENAC/Doemens, MBA Executivo em Desempenho Empresarial pela Universidade Católica de Petrópolis, pós-graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro,  graduado em Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ.

Trabalhou no Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas (SENAI RJ) com serviços técnicos e de consultoria, no desenvolvimento de projetos para terceiros, na formação profissional de técnicos cervejeiros e nos cursos de qualificação para a indústria cervejeira e de bebidas em geral. Atualmente desenvolve trabalhos de treinamento e consultoria no mercado cervejeiro através de empresa individual e em parcerias com outras instituições.

gap_horizontal.png

LIGIA MARCONDES

lígia.jpg
gap_vertical.png

Química formada em Química pela UFRJ (2002-2007), Técnica em cervejaria pelo SENAI RJ (2008), Mestre Cervejeira pela World Brewing Academy (2012), Mestre em Ciências pela UFRRJ (2016).

Experiência profissional: AmBev (2007-2009): Foi admitida na empresa através do Programa de Talentos e fez treinamento por todas as áreas pertinentes à produção de cerveja por 6 meses. Em seguida, assumiu o cargo de supervisora de brassagem, onde pode desenvolver trabalhos de melhoria e gestão de índices. Foi responsável pela área de qualidade dentro da produção de cervejas.

Professora do SENAI Vassouras/RJ (2009-2017) - Instrutora especializada na área de bebidas com ênfase em cervejaria. Ministrou diversas disciplinas teóricas e práticas sobre produção de cervejas, especialmente para o curso Técnico em Cervejaria, entre elas moagem, mostura e fervura do mosto, além de fermentação e filtração de cervejas. Ministrou cursos no exterior em espanhol sobre produção de cervejas pelo SENAI para a cervejaria SABMiller.

Também é professora de Filtração da Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau/SC.

gap_horizontal.png

OTTO PAULO ZSCHOERPER

otto.jpg
gap_vertical.png

Possui 30 anos de experiência no mercado  cervejeiro nas áreas de produção, envase e, principalmente, maltaria.

Natural de São Bento do Sul (SC). Mestre Cervejeiro diplomado pela Universidade Técnica de Berlim (TU). Administrador formado pela Faculdade Luzwell (SP). Pós-Graduação em Gestão de Negócios pela BSP (SP). Iniciou a carreira na Cervejaria/Revenda do seu avô em São Bento do Sul onde trabalhou por 4 anos. Em 1979, iniciou como aprendiz de mestre cervejeiro na Brahma em Curitiba. Trabalhou em diversos cargos e funções em maltarias (produção de cevada e malte), cervejarias (processo produtivo e packaging) e como especialista de matérias-primas/processo cervejeiro no HQ em São Paulo e em Leuvem/Bélgica. Aposentou em 2010 com Diretor Regional de Maltarias / LAN / ABInBev.

Atualmente é consultor e professor.

gap_horizontal.png

RONALDO ROSSI

ronaldo-rossi-300.jpg
gap_vertical.png

Profissional com mais larga experiência em  Harmonização de Cervejas do Brasil. Escritor do livro Botecando e Harmonizando. Chef por profissão, nutricionista de formação e professor por vocação, consultor em gastronomia e cervejeiro desde sempre. Atualmente, Ronaldo é o Beer Sommelier com a mais larga experiência na área de gastronomia e cervejas no país. Garoto prodígio, começou a cozinhar muito bem aos 15, já ganhava dinheiro com comida aos 17, iniciou sua carreira fazendo eventos aos 19 e aos 21 chefiou a primeira cozinha. Aos 22 foi convidado pra ser consultor gastronômico e, desde então, é o que tem feito, juntado um pouco de tudo isso.

Atualmente além de aulas de culinária e consultoria para universidades, restaurantes, bares e similares, tem se dedicado à literatura sobre gastronomia e cerveja (já foram mais de 150 revistas e 16 livros sobre gastronomia e inúmeras publicações sobre cerveja), além de sido um dos professores titulares do curso de formação de Sommeliers de cerveja do Senac/Doemens e da Academia Barbante/Doemens.

gap_horizontal.png

DOUG MERLO

Doug.jpeg
gap_vertical.png

Douglas Merlo, nascido em Blumenau-SC. Aos 18 anos foi morar na Europa onde se formou como Mixologista e Sommelier de Cervejas.

Criador e palestrante do Curso de Técnicas de Degustação e Cultura Cervejeira, com mais de 30 cursos ministrados por todo o território nacional levando o nome de Blumenau. (RJ, SP, PI, MA, RS, MG, PR, ES, PA, AM). Somente em Blumenau foram 14 edições do curso ensinando cultura cervejeira para moradores da cidade.

Em 2017 foi um dos primeiros brasileiro a se tornar um Jurado certificado do "Beer Judge Certification Program" (BJCP). Organização americana que credencia, capacita e certifica jurados para competições cervejeiras no mundo.

Já ministrou aulas em várias instituições de ensino cervejeiro (Escola Superior de Cerveja e Malte, Science of Beer, Brau Akademie, Instituto da Cerveja Brasil, SENAI e SENAC)

Representa o Brasil como jurado em vários concursos de cerveja ao redor do mundo (Bélgica, EUA, Itália, Chile, Argentina, Uruguai)

Em 2018 foi considerado o melhor cervejeiro caseiro do Brasil após receber seis medalhas no Concurso Nacional de Cervejeiros Caseiros FICC na cidade de Belo Horizonte-MG.

Em 2018 foi o terceiro brasileiro a receber uma das maiores honrarias cervejeiras do mundo  Douglas foi nomeado "Cavaleiro da Cerveja Belga". Honraria recebida em "honoris causa" na cidade de Mechelen na Bélgica. Essa honraria é oferecida pela Associação dos Cervejeiros Belgas, para pessoas que promovem e difundem a cultura da cerveja no próprio país e no mundo.

Em 2019, se tornou o primeiro catarinense a passar pra as finais do maior, mais importante e competitivo concurso de cervejas caseiras do mundo, o National Homebrew Competition, com mais de 9 mil cervejas na competição. Douglas conquistou 2 medalhas de prata levando o nome do Brasil para as finais do concurso.

Atualmente Douglas é um dos cervejeiros caseiros mais premiados do Brasil com 57 medalhas em concursos nacionais e internacionais

Em 2020 foi o primeiro brasileiro aceito como membro da British Guild of Beer Writers (Guilda Britânica dos Escritores de Cerveja). A guilda foi formada em 1988 na Inglaterra para ajudar a difundir a cultura sobre cervejas, cervejarias e pubs, hoje é considerada uma das maiores e mais importantes fontes de informação atualizada sobre cerveja.

gap_horizontal.png

CHIARA BARROS

chiara-crop-u37905.jpg
gap_vertical.png

Engenheira Química graduada pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-graduada em Biotecnologia e Bioprocessos pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduada em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade de Pernambuco. Cervejeira Técnica pelo SENAI Vassouras com certificação Alemã pela Câmara de Indústria e Comércio da Baviera. Bier Sommelière pela ESCM/ Doemens Akademie.

Experiência de 13 anos na área de cervejas, 11 deles como Cervejeira em duas grandes indústrias (Ambev e Brasil Kirin) sendo responsável pelo processo produtivo de Cervejas, desde o recebimento da matéria-prima até o produto filtrado, envolvendo produção, gestão de qualidade e produtividade, bem como treinamento e desenvolvimento de pessoas. Professora de Tecnologia Cervejeira pelo SENAI Pernambuco. Professora e consultora no Instituto Ceres de Educação Cervejeira.

gap_horizontal.png

LEONARDO PENNA

leonardo penna.jpg
gap_vertical.png

Engenheiro de Alimentos, Técnico de Cervejaria pelo SENAI RJ Cetec de Alimentos e Bebidas – Vassouras e Mestre Cervejeiro certificado pela Versuchs- und Lehranstalt für Brauerei in Berlin - VLB Berlin, com MBA em gestão industrial pela Fundação Getúlio Vargas em Sorocaba.

Atua desde 2004 na indústria cervejeira - Grupo Petrópolis - com experiência na supervisão da área de processamento de cerveja, especialista de processos industriais e auditoria técnica da qualidade nas unidades fabris do grupo.

Participou do startup de duas unidades fabris de grande porte, desde a seleção e estruturação da equipe da área produtiva, exercendo interface com as áreas de engenharia civil, eletromecânica e equipes de montagem.

Atuou como Gerente de processos e produção no Grupo Petrópolis, responsável pela cadeia produtiva desde o recebimento e armazenamento da matéria-prima, brassagem, adegas, filtração, incluindo ETA e ETE.

Na atualidade responde pelo pilar de inovação na fabricação de cervejas, com ênfase em scale-up dos processos produtivos.

gap_horizontal.png

ÍCARO SAMPAIO

ícaro sampaio.jpg
gap_vertical.png

Engenheiro Civil pela UNICAMP Campinas. Começou a fazer cerveja em casa em 2.011. Se formou Sommelier de Cervejas pelo ICB. Formado mestre cervejeiro pela Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau SC. Hoje é cervejeiro da Cervejaria Bragantina em Bragança Paulista SP.

gap_horizontal.png

LUIZ CAROPRESO

caro 2.jpg
gap_vertical.png

Publicitário com especialização em Marketing.
Professor para cursos de formação de Sommelier de Cervejas em diferentes instituições (Bräu Akademie, SENAC e Academia Barbante de Cerveja).
Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie.
Sommelier de Vinhos pelo SENAC-SP.
Especialista em Destilados pela WSET London.
Cozinheiro especializado em gastronomia com cervejas.
Participante do Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas de 2013 em Munique, Alemanha.
Palestrante e organizador de congressos, workshops, eventos cervejeiros e gastronômicos.
Jurado em concursos como o MBeer Contest, Campeonato Brasileiro, Bräu Akademie, Slow Brew Brasil,  dentre outros.
Escritor do livro Receitinhas para Você: Cerveja, editora Sesi-Senai, 2017.
Consultor técnico dos livros: Cerveja Feita Em Casa, O Grande Livro Das Cervejas e Cerveja e Gastronomia, Editora Página Viva / PubliFolha.
Co-autor do livro Chefs - Pasta, editora Melhoramentos 2015
Escritor da coluna Caropreso com Cerveja na Revista da Cerveja on line e Fermentando a Prosa na Revista Bräu News.
Autor da coluna Historia da Cerveja no programa Rock Beer.
Trabalhou na organização do Degusta Beer&Food 2014 e 2015 e no Mondial de La Bière 2015.
Consultor na cervejaria Ashby e na Distillerie Stock do Brasil para concursos nacionais e internacionais  tendo conquistado mais de 20 medalhas. 
Diretor da BeerBiz, Cultura Cervejeira.
Consultor e Sommelier na Bräu Flavors.

gap_horizontal.png

CASSIANO RONCOLETA FERNANDEs

cassiano 2.jpg
gap_vertical.png

"Mestre CAS" é engenheiro de produção pela UNIVERSO PE. Se formou em Tecnologia Cervejeira pela Bräu Akademie.

Mais de 20 anos atuando como profissional da área de envasamento de bebidas em indústrias de grande porte como Ambev, Schincariol, Pepsi e CNBN.

Especialista em Refrigenanc (Refrigerantes, não alcoólicos e não carbonatados pela Universidade Ambev/SENAI Vassouras.

Cervejeiro artesanal desde 1986.

Também é professor e consultor na CAS Academia.

gap_horizontal.png

VICTOR MARINHO

victor02.jpg
gap_vertical.png

Victor Marinho é sócio e cervejeiro da Cervejaria e Distribuidora Dádiva, é sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e Association de la Sommellerie Internationale (ASI), mestre em estilos, cervejeiro e especialista em Off-flavours pelo Instituto da Cerveja Brasil. Juiz BJCP (Beer Judge Certification Program) desde 2013, julgando os mais diversos concursos cervejeiros nacionais e internacionais e faz cerveja há mais de 11 anos. Já deu consultoria para diversas cervejarias e possui 105 medalhas em competições nacionais e internacionais, inclusive a melhor cerveja do Brasil em 2018 durante o Festival Brasileiro da Cerveja e 2x a melhor cervejaria do Brasil pelo RateBeer.

gap_horizontal.png

DÉCIO BRIOTTO

décio.jpeg
gap_vertical.png

Formado em Física, licenciado e bacharel em 2000.
Iniciação científica no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares-IPEN de 1997 à  1999.
Ingressei no Instituto de Química da Universidade São Paulo em 2001 trabalhando como especialista em laboratório de pesquisa do departamento de bioquímica, onde estou até hoje.
Certificado em curso específico para cuidados e manutenção de phmetro, condutivimetro, REDOX e OD. em 2003 ministrado pela Digimed - Instrumentação Analítica.
Certificado pela Hexis  Científica em fundamentos de cromatografia, também em 2003.
Certificado pela Applied Biosystems do Brasil Ltda. Em identificação de Anos e genotipagem através de eletroforese capilar e detecção de sequências genéticas, também em 2003.

gap_horizontal.png

ANA CAROLINA SOUZA RAMOS DE CARVALHO

foto carol.jpeg
gap_vertical.png

Doutora em Biotecnologia
Microbiologista de leveduras selvagens na aplicação em astrobiologia no contexto de exploração espacial.

gap_horizontal.png

JOSÉ GONÇALVES ANTUNES

foto josé antunes.jpg
gap_vertical.png

M.Sc. Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), graduado em Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ (1996).

Colabora para o Sistema Firjan como Especialista em Serviços Tecnológicos do Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas, atuando em serviços especializados, consultorias e na formação de profissionais para a indústria.

Coordenou projetos de empresas como: Basf, Novozymes, ingredion, Cia. Muller de Bebidas, entre outras. Possui 18 anos de experiência profissional na área cervejeira e de bebidas não Alcóolicas.

Docente de cursos técnicos de cervejaria onde ministra disciplinas referentes a matérias-primas cervejeiras, leveduras cervejeiras, fermentação e maturação. Coordena o conteúdo tecnológico do curso Food Safety, ministrado na Coca-Cola Company.

Participação em eventos de cunho tecnológico, como palestrante, representando o Centro de Tecnologia SENAI-RJ Alimentos e Bebidas, como:

  • Congresso Tecnico Intenacional, organizado pela Cooperativa Agrária 2019 e 2010
  • 5° Simpósio Latino Americano de Cevada e Malte, 2015, Campinas/SP
  • Mondial da La Bierè, 2014, Rio de Janeiro/RJ
  • 4° Simpósio Latino Americano de Cevada e Malte, 2013, Buenos Aires
  • 15º Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2005, Recife/PESimpósio Brasil Brasil Brau, 2003, Florianópolis/SC