5 dicas para um rótulo de sucesso! 🚀🍺

Você com certeza já escolheu uma cerveja pelo rótulo, não é mesmo? Ou até mesmo ficou em dúvida de qual levar e acabou preferindo um rótulo mais definido, com mais informações e recursos visuais. 

Que o rótulo faz parte da identidade visual de uma cerveja a gente não tem dúvida, só que o processo de criação de um rótulo que tenha todas as especificações técnicas necessárias e que também chame a atenção do consumidor é um grande desafio. 

Por isso, separamos algumas orientações e dicas do nosso professor Bento Ferreira da Agência Alvo, ele tem muita experiência e já criou mais de 1800 embalagens para o segmento de bebidas e alimentos. Então se liga nas dicas:

👉 Priorize as informações importantes 

Os dados básicos são o nome e estilo da cerveja, quantidade do recipiente, percentual alcoólico, etc. Mas aposte também em dados complementares como indicar o copo ideal para degustação e dicas de harmonização.

👉 Atenção para a legislação vigente

É muito importante que os rótulos sigam as normas do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da Anvisa. Além disso, atente-se para a regulamentação do INMETRO, que indica a forma de expressar a quantidade do volume de líquido dos produtos. Por exemplo, a arte da frente do rótulo deve conter obrigatoriamente as informações de volume e teor alcoólico. 

👉 Estude a escolha das cores

As cores têm grande influência para a escolha do consumidor. A harmonia das cores na composição visual do rótulo é fundamental, a seleção de cores pode favorecer ou prejudicar a identidade da cerveja. 

👉 Escolha as fonte certas

A escolha da tipografia (tipo de letra) diz muito sobre a marca e a cerveja. Com a possibilidade de escolher mais de 170 mil tipos de fontes diferentes para descrever a cervejaria, é importante fazer um estudo de que tipo de letra se conecta com a cerveja. A letra pode tanto passar um “ar” mais moderno ou mais clássico, por exemplo. 

👉 Seja assertivo(a) na escolha das imagens

Assim como as cores e letras, as imagens que podem estar no rótulo devem chamar atenção e compor o rótulo em harmonia com os outros elementos visuais. Cores vivas são decisivas. 

“O rótulo pode ser a primeira e última oportunidade de venda do seu produto” (Agência Alvo). 

Já dá pra ter outra perspectiva na hora de desenhar a ideia de um rótulo não é mesmo? Essas dicas foram adaptadas de um post da Agência Alvo, que é parceira Bräu Akademie.

Outras
POSTAGENS

Precisa de ajuda?