8 dicas para começar a fazer cerveja

Olá Bräuer, viemos te mostrar que o sonho de fazer cerveja pode ser real. 

Muitas vezes, quem vai começar a fazer cerveja pode se sentir um pouco perdido, sem saber por onde começar. E, por isso, a gente veio trazer alguns passos para você conseguir organizar as ideias e saber o que fazer para começar a produzir sua própria cerveja. 

Separamos em 8 dicas, então pega o caderninho pra anotar: 

1 – Busque um software para formulação de receitas. 

Os programas já fazem os cálculos necessários para as quantidades de insumos e outras medidas importantes que você vai precisar fazer. Hoje, os softwares mais utilizados são o BeerSmith e Brewfather, importante conhecer os dois para saber qual pode se encaixar no seu perfil. 

2 – Escolha uma balança

A balança de cozinha atende bem as necessidades no geral, mas ela tem baixa precisão, para pesagem mais específicas como a de sais para água, ela pode deixar um pouco a desejar. Então se é viável para você e irá fazer correção de sais, busque uma balança pequena de precisão. 

3 – Moinho

No mercado temos o moinho de discos que tem um custo mais acessível, mas que acaba quebrando o malte de uma forma não tão eficiente e pode comprometer a moagem. 

Existe o moinho de rolo, que esmaga o grão de malte, sem o transformar em pó e tem possibilidade maior de ajuste. 

4 – Estude as opções de panelas

Para fazer cerveja em casa, os tipos de panela mais utilizados são as de fundo falso, com bazuca e o método BIAB (em saco ou cesto de inox), que já falamos por aqui. 

Já na indústria, o mais utilizado é com pás que deixam a mostura homogênea. 

Veja a opção mais viável para o seu orçamento.

Outra forma de categorizar as panelas, ou a cozinha é:

  • Monobloco – quando a mostura, clarificação e fervura são realizadas no mesmo recipiente, como o BIAB. Atende muito bem quem está começando e tem pouco espaço. 
  • Bibloco – Quando a mostura e clarificação são feitas num recipiente e a fervura em outro. Esse é um dos formatos mais adotados para cerveja em casa. 
  • Tribloco – Quando a mostura é realizada em um recipiente, tendo um segundo para auxiliar a clarificação, e a fervura em um terceiro recipiente. Modelo mais adotado pela indústria. 

5 – Considere qual equipamento de resfriamento

Para fazer cerveja em casa, o material mais utilizado é o chiller de imersão, um equipamento circular em formato espiral, que é imergido no mosto e funciona como uma mangueira para passar a água gelada, sem que ela entre em contato com a cerveja.

É uma ferramenta de custo acessível e atende muito bem as quantidades de cerveja caseira, já para volumes maiores, pode ser interessante o chiller de placas que tem um potencial de resfriamento mais rápido e eficiente. 

6 – Pesquise sobre o tipo de fermentador

Os fermentadores de menor custo são de plástico polipropileno, um material que pode ter contato com alimentos. 

Eles podem ser em formato de bombona ou em formato cônico, o que facilita a separação da lama de levedura. Porém, esses tipos não possibilitam a medida de temperatura dentro do líquido.

Geralmente, esses dois tipos atendem muito bem as necessidades para a produção de cerveja caseira e têm um custo mais acessível do que um fermentador profissional. 

A nível profissional, a melhor escolha é o fermentador de inox, que pode ter diferentes tecnologias para controle de temperatura. 

7 – Se atente à refrigeração

O controle de temperatura durante a fermentação é de extrema importância para atingir os objetivos de uma receita. Para isso, o ideal é ter uma geladeira/freezer somente para a fermentação, para garantir a temperatura correta para cada etapa da fermentação e maturação. 

8 – Escolha a forma de envase

O envase em garrafa com a utilização de priming é muito utilizado e tem baixo custo, porém acaba  requerendo um certo trabalho de lavagem das garrafas e aumentando o tempo para a cerveja ficar pronta.

Outra forma é o envase em barril, que agiliza muito o processo.

Essas são algumas dicas para você que está considerando começar a produzir cerveja, e se quer aprofundar ainda mais e entender todo o processo, dá uma olhada no nosso curso de Tecnologia Cervejeira Sob Demanda. 

As aulas são gravadas e você pode assistir a qualquer hora, do seu jeito.

Outras
POSTAGENS

Precisa de ajuda?