Já ouviu falar da Saccharomyces eubayanus?

Um tipo de levedura um pouco diferente, que foge do padrão que conhecemos que define as cervejas tipo lager e ale. Para lembrar, a levedura da cerveja é um tipo de fungo unicelular que se alimenta de açúcares disponíveis no mosto para produzir álcool, CO2 e outros subprodutos que dão características sensoriais à cerveja. 

A espécie Saccharomyces eubayanus é considerada a ancestral da Saccharomyces pastorianus, que é reconhecida por produzir cervejas do tipo lager (baixa fermentação), e foi recentemente encontrada em território europeu, mais precisamente na Irlanda. 

Antes disso, o primeiro registro do microrganismo foi em 2011, na Patagônia. Os cientistas que fizeram esta nova descrição na floresta de Dublin, agora buscam parcerias comerciais para replicar a levedura em uma cerveja e descobrir possíveis novos aromas e sabores.

A equipe que fazia pesquisas de graduação, não esperava encontrar o exemplar no local e descobriu que S. eubayanus cresce mal em temperaturas de 30°C ou mais e cresce bem em temperaturas mais baixas 13°C, ao contrário da levedura de cerveja S. cerevisiae. Como será que ela se comportaria no Brasil? 

Veja mais descobertas da equipe de cientistas aqui. (Para ler em Português basta ativar o botão de tradutor do seu navegador)

E se você tem interesse em aprender mais sobre fermentação e suas dinâmicas, dá uma olhada nesse curso de Fermentação Avançada: https://brauakademie.com.br/courses/fermentacao-avancada/ 

Outras
POSTAGENS

Precisa de ajuda?