Você com certeza já escolheu uma cerveja pelo rótulo, não é mesmo? Ou até mesmo ficou em dúvida de qual levar e acabou preferindo um rótulo mais definido, com mais informações e recursos visuais.
Que o rótulo faz parte da identidade visual de uma cerveja a gente não tem dúvida, só que o processo de criação de um rótulo que tenha todas as especificações técnicas necessárias e que também chame a atenção do consumidor é um grande desafio.
Por isso, separamos algumas orientações e dicas do nosso professor Bento Ferreira da Agência Alvo, ele tem muita experiência e já criou mais de 1800 embalagens para o segmento de bebidas e alimentos. Então se liga nas dicas:
👉 Priorize as informações importantes
Os dados básicos são o nome e estilo da cerveja, quantidade do recipiente, percentual alcoólico, etc. Mas aposte também em dados complementares como indicar o copo ideal para degustação e dicas de harmonização.
👉 Atenção para a legislação vigente
É muito importante que os rótulos sigam as normas do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da Anvisa. Além disso, atente-se para a regulamentação do INMETRO, que indica a forma de expressar a quantidade do volume de líquido dos produtos. Por exemplo, a arte da frente do rótulo deve conter obrigatoriamente as informações de volume e teor alcoólico.
👉 Estude a escolha das cores
As cores têm grande influência para a escolha do consumidor. A harmonia das cores na composição visual do rótulo é fundamental, a seleção de cores pode favorecer ou prejudicar a identidade da cerveja.
👉 Escolha as fonte certas
A escolha da tipografia (tipo de letra) diz muito sobre a marca e a cerveja. Com a possibilidade de escolher mais de 170 mil tipos de fontes diferentes para descrever a cervejaria, é importante fazer um estudo de que tipo de letra se conecta com a cerveja. A letra pode tanto passar um “ar” mais moderno ou mais clássico, por exemplo.
👉 Seja assertivo(a) na escolha das imagens
Assim como as cores e letras, as imagens que podem estar no rótulo devem chamar atenção e compor o rótulo em harmonia com os outros elementos visuais. Cores vivas são decisivas.
“O rótulo pode ser a primeira e última oportunidade de venda do seu produto” (Agência Alvo).
Já dá pra ter outra perspectiva na hora de desenhar a ideia de um rótulo não é mesmo? Essas dicas foram adaptadas de um post da Agência Alvo, que é parceira Bräu Akademie.