Nas últimas semanas tem circulado um vídeo nas redes sociais, em que uma pessoa serve uma mesma cerveja de formas diferentes, e em seguida pega um guardanapo e agita dentro do copo. Supostamente, simulando o efeito da cerveja dentro do estômago depois do gole.
Mas será que isso é o que realmente acontece?
Quem aprecia uma boa cerveja, sabe que o serviço da cerveja pode influenciar sim na degustação sensorial e na percepção dos atributos e qualidades da bebida.
Pensando que temos mais de 150 estilos de cerveja diferentes, é impossível dizer que existe somente uma forma correta de despejar o líquido no copo, já que alguns estilos possuem copos mais indicados para favorecer a experiência sensorial.
Cervejas de trigo por exemplo, possuem uma especificidade que indica a utilização de um copo alongado e grande de base menor que a boca, que comporte todo o volume da garrafa servida de uma só vez, e ainda com a técnica de deixar pelo menos ⅓ do conteúdo para ser levemente agitado (para homogeneizar o restante da levedura da garrafa) antes de servir o restante e controlar a formação de espuma.
A espuma não é inimiga da cerveja, pelo contrário! Ela irá ajudar a manter a temperatura por mais tempo e diminuir o contato do líquido com o oxigênio, preservando os aromas por mais tempo também. Entretanto, uma grande quantidade e agitação da espuma pode resultar em maior perda da carbonatação e por consequência, vai modificar a estrutura da percepção tátil e de corpo na boca.
A carbonatação é fator fundamental na degustação de uma cerveja, variando de estilo para estilo.
Mas afinal, qual o jeito certo de servir?
Não tem! Mas a forma mais generalista e simplista de pensar nessa informação, seria servir a cerveja gentilmente com o copo levemente inclinado para então observar como a espuma se comporta no copo, e então fazer o ajuste de altura da garrafa em relação à cerveja ao deixar aos poucos o copo na vertical.
Essa é uma forma que busca garantir a formação não excessiva de espuma, considerando pelo menos dois dedos de colarinho no líquido.
Já está pronto(a) para servir? Cheers!
Fica de olho que logo logo o Matheus vai falar dessa polêmica no nosso insta e Youtube!