Conheça o método BIAB de fazer cerveja

O método BIAB (Brew in a Bag), em tradução livre é brassar em um saco, é um método de produção muito utilizado para fazer cerveja caseira e consiste em utilizar somente uma panela para todo o processo com o auxílio de um saco para acrescentar os grãos de malte na brassagem. 

É um processo de menor custo, mais rápido e um pouco menos trabalhoso. Sendo que o saco é retirado antes da fervura, pois não podemos ferver as cascas para não extrair taninos e não há necessidade de limpeza do bagaço na panela. 

A desvantagem é que não é possível fazer recirculação para filtrar e clarificar a cerveja e lavagem do mosto, o que diminui muito a eficiência da receita.  

Para entender como fazer as enzimas trabalharem da melhor forma, é importante observar as rampas, que identificam a temperatura ótima de cada enzima, veja mais no gráfico abaixo:

A dificuldade de realizar a lavagem e recirculação pode ocasionar turbidez e uma perda de 10-15% de eficiência

O equipamento BIAB acabou evoluindo para um cesto de inox que pode ser levantado e acoplado acima da panela para realização da lavagem dos grãos e já preparando para fervura, o que já melhora os números da eficiência da produção. 

Outra alternativa é a single vessel com cesto e uma bomba de recirculação, que retira o mosto do fundo e joga em cima da cama de grãos. É importante verificar a necessidade de mexer os grãos para evitar que o mosto crie caminhos preferenciais. 

O método BIAB é uma alternativa de custo baixo, que pode reduzir o tempo de produção. Sendo necessário um recipiente relativamente grande que já comporte de uma vez todo volume de água que será utilizado na receita de uma vez só. 

O cuidado neste método é em relação ao controle de temperatura, que varia dentro da camada de grãos, dificultando a boa execução das rampas de temperatura. 

Quer saber quais os principais equipamentos deste método estão disponíveis no mercado?
Assista a live no nosso canal do Youtube, onde o professor Matheus Aredes explica mais sobre BIAB e responde dúvidas dos cervejeiros caseiros. 

Esse e outros temas relacionados ao processo produtivo, são abordados no nosso curso de Tecnologia Cervejeira de forma mais aprofundada. 

Tem turma aberta para 14 de setembro 2022!

Conheça mais sobre o curso e aplicação desses conhecimentos no mercado aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda?